Olá a todos,

De volta a nossa querida Biblioteca, venho-vos falar sobre um tema que passa batido muitas vezes, mas que se bem explorado, com moderação e na hora certa, proporcionará a você e seu grupo uma sensação diferente de satisfação.
Disputas... e dai?
Bom, quando falo em disputas, estou me referindo a situações onde os Pjs tem de vencer alguém ou algo para obter o desejado. O "desejado" pode ser uma informação, uma chave, um mapa ou até um disfarce; o fato em si não importa, e sim como o obter.
Usando as disputas!
Pense... Ao invés de lançar os aventureiros em um combate contra uma taverna inteira, faça um deles entrar em uma competição de lançamento de dados contra o taverneiro; ou, ao invés de invadir a casa do mercador beberrão durante a noite, passando por dezenas de guardas na porrada, faça o bárbaro disputar com ele durante as festividades da cidade quem bebe mais cerveja e para em pé.
E então, você já sabe aonde quero chegar... Pois bem, vamos as duas opções utilizadas por mim.
Testes & Testes
Como citado no primeiro exemplo, aqui, você testa o personagem normalmente com um teste de atributo ou pericia, mudando apenas o enfoque.
Lembra daquele brinquedo de parques de diversão onde você bate com o martelo numa base e dependendo da porrada acerta um sininho, ganhando o ursinho? Ponha-o na grande feira anual e faça o guerreiro do grupo apostar o machado pelo mapa das ruínas, simplesmente fazendo o dito cujo rolar um teste de força.
Complicando um pouco, faça uma disputa entre arqueiros com vários alvos, e exija 5 testes seguidos, (de habilidade ou pdf em 3d&t; ou destreza + algum talento especifico no D&D) para ver quem é o rei do arco e leva a misteriosa arca.
Disputas Reais
Agora vem a parte divertida. O exemplo acima é realmente mais comum, enquanto esse é muito menos usado. Na ultima semana li um reporte de campanha de M&M no blog do Tio Nitro (procurem Newton Nitro) onde ele utilizou a seguinte disputa: O personagem teria de jogar resta 1, usando o jogo para simular a mente da pessoa na qual invadia. Sigo no citado e aumento as possibilidades.
Por que não desafiar os rufiões da taverna em um jogo de truco? Se eles ganharem os Pjs vão embora e pagam a conta dos vencedores, se não, eles dão o fora sem briga. Veja quem serão os dois jogadores desafiados, e escolha um que sobrar para ser seu parceiro. (ameace retirar xp dele caso trapaceie para ajudar os amigos...^^) Comigo funcionou e rendeu muitas risadas.
No caso da disputa na cerveja (não vão se empolgando mocinhos) utilize copos d'água ou Coca Cola e tente você superar um dos jogadores. Caso seja fraco (chega de mimimi menininha...), pré-determine um numero e diga que foi o resultado do competidor, fazendo o jogador tentar superá-lo.
Só não vá fazer os dois players se espancarem até um deles estar inconsciente, simulando um combate na taverna.
Moral da História
Acima de tudo, se divirta. Rpg não é só um monte de números e cálculos, nem precisa ser um ensaio de teatro. Brinque e gargalhe, isso também vai fazer sua sessão ser lembrada depois de anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário