
Balanceamento de Pvs e Pms
Em qualquer jogo de rpg virtual, sejam nos jogos da série Final Fantasy, Crono Tiger ou qualquer outro, utiliza-se a mesma regra. O balanceamento entre Pvs e Pms, mais conhecidos como HP e MP.
Baseando-me nessa regra, e vendo que ela já foi citada também no fórum da jambô de 3d&t, resolvi adaptá-la para um formato padrão, maleável e, ao meu ver, mais eficiente.
Sistema: Para balancear um personagem, utilizamos o esquema antigo de Rx5, mas de forma diferente. Agora com R1, ao invés de receber 5 Pvs e 5 Pms, o personagem recebe 10 pontos para dividir da forma que quiser entre os dois.
Exemplo:
Jeison, o barbaro - R1, Pvs 8 Pms 2
Arlan, o mago - R1, Pvs 3 Pms 7
Tabela de pontos
Resistência Pts
R1 10
R2 20
R3 30
E assim por diante. Guerreiros e Bárbaros tendem a ter Pvs elevados e Pms baixos, Magos e Feiticeiros pelo contrario tem muitos Pms e poucos Pvs. Bardos e Ladinos são balanceados, Rangers podem ter alterações leves para os Pvs. A única classe que se diferencia um pouco são os Clérigos, que por poder optar em "porrada" ou "magia" conseguem bons resultados de ambos os jeitos, ou mesmo balanceados.
No caso de algum dos personagens adquirir Pms Extras ou Pvs Extras, a vantagem funciona de forma que a quantidade de Pvs base seja calculada como 5, tendo todo seu bônus dedicado ao caminho escolhido.
Exemplo:
Jeison o bárbaro escolhe Pvs Extras, portanto, seu total de pontos a serem divididos continua sendo 10, que ele dividi em Pvs 8 e Pms 2; agora que a divisão foi feita, soma-se o bonus da vantagem que é de Rx2 no total de pontos de vida, (lembrando que o numero base de Pvs para essa conta é 5).
Jeison, o barbaro - Pvs Extras e R1, Pvs 18 Pms 2
Novas Vantagens
Barreira Mística (1 pt)
Após meditar por um turno, o mago invoca uma barreira espiritual em torno de si, e a partir daquele momento, consegue absorver todo dano sofrido subtraindo de seu numero total de Pms ao invés de Pvs.
Fúria Interior (1 pt)
Você pode aumentar seu dano em +1, para cada Pv gasto.
Explosão Interior (1 pt)
Pré-requisito: Fúria interior e Pms devem estar completos.
Gastando todos os seus Pms, você invoca toda sua raiva, deixando todo o dano causado por seus ataques dobrados, pelo numero de turnos igual a sua Resistência.
Embora eu não seja nenhum expert em 3d&T eu achei muito interessante a possibilidade de poder balancear da forma que desejar PVs e PMs. É uma possibilidade à mais para dar mais realidade à construção de um personagem!
ResponderExcluir