domingo, 17 de janeiro de 2010

Ofícios - Extrair Madeira

Recentemente estava pesquisando na internet sobre o World of Warcraft (WOW), e uma coisa bem legal me chamou atenção. A possibilidade que cada player tem de escolher uma profissão. Não consegui ler o tópico, mas a idéia ficou na minha cabeça e foi criando asas.

O artigo a seguir não segue de nenhuma pesquisa primorosa, e sim a minha extensa imaginação e o meu conhecimento nulo sobre o assunto. Portanto se preferir, vá jogar The Sims 2, ou não, e dê uma chance ao meu humilde texto.

Oficio na Mesa.

A idéia é basicamente desenvolver uma mecânica de jogo além da existente, criando a possibilidade dos personagens participarem de uma aventura de modo diferente, muitas vezes fazendo valer aquele trechinho no histórico do personagem, que nunca vai ser utilizado em uma aventura comum; ou mesmo inovar. Imagine a maga do grupo tendo que se virar como garçonete da taverna para conseguir aquelas preciosas informações.

Futuramente, espero poder abordar as profissões que possam ser bem utilizadas nas mesas de jogo. Hoje falarei apenas sobre “Extrair Madeira”, devido à menor profundidade do assunto.

Inicialmente, adotaremos a mecânica dos ofícios, onde um personagem pode adquirir um ofício no lugar de uma especialização de pericia.

Derrubando Árvores

“Kirtan sai da aldeia para mais um dia de trabalho. Depois de uma caminhada de duas horas ele alcança a área demarcada para corte. Seu objetivo hoje é um de seus maiores desafios, um carvalho com a largura de dois homens de mãos dadas.”

Em termos de jogo, Kirtan deverá executar testes e obter sucessos, para que a arvore seja cortada com maestria.

Para qualquer ofício, são exigidos testes para mostrar o quão bom você é na seguinte tarefa.

Um lenhador deve realizar um teste para localizar uma árvore boa o bastante para ser derrubada. (Pericia Sobrevivência ou ofício Extrair Madeira) A derrubada de uma árvore não é algo em que se possa falhar, mas é plenamente possível que o ato se estenda por tempo demais caso o trabalhador não aja com pericia.

A tabela abaixo mostra a quantidade de sucessos a serem obtidos para que uma árvore seja derrubada.












Os sucessos são obtidos através de testes de “força”, (que recebem o bônus de +1 caso o trabalhador possua ofício extrair madeira) portanto, para derrubar uma árvore miúda são necessários de 2 a 3 sucessos. Personagens com ofício: Extrair Madeira, ainda recebem depois de cada sucesso em um teste de força, a chance de testar “habilidade”, mostrando pericia no assunto e obtendo um melhor resultado graças a experiência já obtida; um êxito nesse teste adiciona +1 sucesso na soma total da tarefa para o personagem.

A tabela 2 mostra a quantidade de tempo gasto para o personagem, a cada 5 tentativas do jogador.












Árvores grandes têm uma quantidade de tempo exigido maior, graças a tamanha complexidade para extração nestes tipos de estruturas.

Após estar totalmente minada, a árvore é posta abaixo. Caso sejam utilizadas cordas, não existe chance de alguém ser acertado na queda, por outro lado, se a arvore for derrubada de qualquer outro modo, há uma chance (tirar 6 em 1d6) da árvore tombar para o lado errado, obrigando as pessoas no trajeto a serem bem sucedidas em um teste de “habilidade” para evitar algum dano.

Madeira...

Depois que árvore vai ao chão, normalmente é necessário executar outros tipo de corte, visando o objetivo da peça e seu transporte. A limpeza é quando o objetivo é apenas remover todos os galhos e talos do tronco em si, assim como sua raiz. Outro corte não menos importante é a segmentação (corta-se as árvores já derrubadas em porções menores ( 60cm à 1m normalmente, mas pode-se chegar a pedaços maiores); Este tipo de corte pode ou não englobar o famoso “Rachar Lenha”.

Com a posição favorável, possibilitando golpes na vertical, a força deixa de ser o foco, exigindo menos esforço físico e mais técnica. Agora, ao invés de testar “força” o personagem testa “habilidade”. Novamente, possuidores do ofício Extrair Madeira recebem o bônus de +1.

Para medir o tempo e a dificuldade da segmentação total do tronco, utiliza-se o mesmo numero de sucessos da tabela 1, mas divide-se por 2 o tempo estimado para 5 sucessos.

Exige-se um terço do numero total de sucessos, quando se tem como finalidade a limpeza da peça.

Rachando Lenha

Para árvores pequenas, médias e grandes: Após o tronco principal ser segmentado em pedaços menores torna-se possível executar o corte especifico para utilizar a madeira como lenha.

No caso da lenha, apenas um sucesso em um teste de “habilidade” é suficiente para dividir uma peça de tamanho adequado em dois, tornando-a do tamanho padrão para sua função.

Para árvores miúdas: o ato de “rachar lenha” é dispensado, pois a após a fase de ”segmentação” do tronco, as peças já se encontram aptas para este fim.

Transportando a Carga

As árvores derrubadas devem ser removidas até seu destino, seja para servir de lenha, seja para construção, ou mesmo para manufatura. O ponto é, como fazer?

Existem duas maneiras:

A primeira, usada principalmente em árvores de tamanho “miúdo” a “médio”, ocorre usando a “segmentação” e estocando as peças em carroças. Porções maiores também podem ser transportadas, dependendo do destino da carga. Esse estilo de transporte é usado na maioria dos casos para a fabricação de lenha ou mobília.

O outro modo consiste em: Remover os galhos, deixando o tronco como uma viga. Depois, através de esquemas e amarras, o tronco é preso em uma espécie de cela que está amarrada a um ou mais animais de tração. Este modo é utilizado em ocasiões que exijam que a peça chegue inteira a seu destino, ou em porções grandes demais para uma carroça; como na construção de estruturas ou paliçadas.

Passo a passo

1- Localização da Árvore Alvo
2- Extração da Madeira
3- Derrubada
4- Segmentação do Tronco
5- Limpeza do Tronco
6- Rachar Lenha (quando necessário)
7- Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário